Posted by : "TC"endo ideias
segunda-feira, 17 de junho de 2013
A Teoria
Matemática e o Google Analytics
A
Teoria Matemática, também conhecida como Teoria da Informação,
foi desenvolvida na área da engenharia e da matemática por Claude
Chanonn e Warren Weaver, em meados do século XX. Em
sua concepção a teoria matemática apresenta um modelo de
comunicação muito eficiente para a solução de problemas técnicos.
Ela trabalha de forma definida, onde a comunicação seria um sistema
onde os elementos componentes se relacionam. Ela visa a eficiência
do fluxo das informações que são originadas de um emissor, havendo
possíveis “ruídos” que
impossibilitam o entendimento de tal mensagem transmitida, porém não
se preocupa com a semântica desta mensagem. Sintetizando, esta
teoria trabalhava apenas com resultados quantitativos e não
qualitativos. Um exemplo atual é o programa Google Analytics, onde
os donos de websites possuem uma gama de opções que
podem auxiliar na captação de novos clientes.
Ferramentas
de análise: Relatórios em
tempo real ( Real - Time ):
é possível saber quantas pessoas estão no seu site naquele
momento, de onde vieram, se o novo conteúdo está sendo popular
entre os visitantes e ainda ver os efeitos imediatos. Relatórios
personalizados: Criar
seu próprio painel de controle, suas dimensões ( cidade, navegador
) e métricas ( visitas, visualizações ), e como estas serão
exibidas. Variáveis
personalizadas: Mostra
atividades de visitantes de acordo com seu código de acompanhamento,
você pode criar um formulário onde estes incluem seu segmento
profissional, como gerentes ou especialistas. Essa ferramenta pode
ser utilizada para que as visitas subsequentes sejam classificadas
por segmentos selecionados. Painéis
de controle: estes
oferecem uma visão geral de suas páginas, pois exibe resumos de
relatórios diferenciados. Com um painel de controle, é possível
monitorar várias métricas de uma vez, isto é, você identifica
correlações entre diferentes relatórios de forma rápida em uma
única vez. Visualização:
Você consegue analisar através de relatórios da visualização de
navegação o caminho que um visitante percorreu nas suas páginas e
como interagiram com as mesmas.
Conteúdo
de análise: Pesquisa do
site: Com os mecanismos
de pesquisa do site você consegue descobrir o que os visitantes
procuram e com isso diminuir o tempo de conversão. Análise
de velocidade: Verifique
problemas no seu web site antes de seus visitantes, evitando
transtornos e a evasão de sua página.
Relatórios
sociais: Impacto das
redes sociais: Com estes
relatórios você consegue quantificar as redes sociais e sua
influência na página e também vincular o seu impacto social às
métricas. O mecanismo auxilia na criação de metas para sua
empresa, e com estas revisar como a rede social de origem ajuda você
a atingi-las.
Mobile App Analytics: Este mecanismo auxilia na avaliação completa de todo o caminho do cliente até o aplicativo para seu aparelho, desde a descoberta, download e envolvimento. Os relatórios são voltados para aqueles que desenvolvem aplicativos e profissionais de marketing onde mostram as informações que são importantes para eles.
Como podemos ver, através de todas as atribuições do programa Google Analytics, a sua idealização se baseia no mesmo segmento da Teoria Matemática.
Segue uma imagem de relatórios gerados pelo Google Analytics.
Por Carla Santos
muito bom!
ResponderExcluir