Posted by : Unknown
segunda-feira, 24 de junho de 2013
A Teoria Hipodérmica, também conhecida por Teoria da Seringa
ou Teoria da Bala Mágica, é um dos modelos existentes de teorias da comunicação.
Esta teoria baseia-se no Behaviorismo, que consiste em entender o comportamento
dos receptores da mensagem, para então disseminar uma ideia ou informação de
forma direta, para que não haja resistência por parte do receptor.
A metáfora por trás da “agulha” significa que a mensagem é “injetada”
diretamente no receptor, sem nenhum tipo de interferência. Após isso, o
receptor pode ser manipulado e usado da forma que a propaganda deseja.
Esta teoria surgiu nos anos 20 e 30, e foi de enorme importância
para as grandes potências da época, pois começou a ser utilizada no período
entre as guerras mundiais, como forma de manipulação da massa. Essa influência
desejada foi relativamente atingida devido à passividade dos receptores da
mensagem, como era o esperado.
Lasswell, teórico da comunicação, analisou a Teoria
Hipodérmica e seu estudo ficou conhecido como “Análise de Conteúdo”.
Ainda neste estudo, o autor afirma que cada receptor recebe a
mensagem de uma forma diferente, com sensações distintas, diferentemente da
uniformidade que já tinha sido acreditada anteriormente.
A Teoria Hipodérmica hoje em dia é, de certa forma, um pouco ultrapassada. As suposições psicológicas em que a teoria foi baseada eram menos sofisticadas das que se conhecem atualmente, mas mesmo assim, ainda está relativamente presente. Ela pode ser relacionada, apesar de algumas ressalvas, com a atual disseminação musical em nosso país. O sucesso dos cantores de "sertanejo universitário" é um exemplo disso. Eles são produtos criados pelos MCM, onde estão sempre em evidência vendendo a sua imagem, que é "comprada" sem muita resistência e senso crítico pela população de massa.
A Teoria Hipodérmica hoje em dia é, de certa forma, um pouco ultrapassada. As suposições psicológicas em que a teoria foi baseada eram menos sofisticadas das que se conhecem atualmente, mas mesmo assim, ainda está relativamente presente. Ela pode ser relacionada, apesar de algumas ressalvas, com a atual disseminação musical em nosso país. O sucesso dos cantores de "sertanejo universitário" é um exemplo disso. Eles são produtos criados pelos MCM, onde estão sempre em evidência vendendo a sua imagem, que é "comprada" sem muita resistência e senso crítico pela população de massa.
muito bom!
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