Posted by : "TC"endo ideias
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Por Marcelo Nogueira
A Educomunicação é uma linha de pensamento que une
comunicação e educação. Em um primeiro momento, estes dois segmentos do
conhecimento não tem muito em comum, mas segundo os estudos deste tema, os dois
caminham juntos.
A Inglaterra foi pioneira na Educomunicação, com a
aplicação de práticas que tem como proposta levar as crianças a interpretar de
maneira crítica as mensagens dos meios de comunicação. Segundo a
Educomunicação, possuir a chamada literacia midiática, a capacidade de consumir
criticamente as mensagens dos veículos comunicacionais e responder, de certa
forma, com a produção de conteúdos criativos para estes meios.
No Brasil, a discussão pode ser facilmente aplicada aos
nossos meios. Nossa educação se constrói através do que é consumido em termos
de comunicação pelas crianças. Dessa forma, saber compreender e selecionar o
que deve ser aproveitado dentro, principalmente, da televisão, veículo ao qual
esta faixa etária tem mais contato, permite uma revolução da educação, com a
colaboração deste meio para o crescimento na infância.
Dentro desta literacia, segundo as bases norteadoras
deste estudo, o indivíduo alcança a cidadania, exercendo a plena liberdade de
expressão, habilitando o sujeito para praticar seu senso crítico.
Outro ponto
importante na Educomunicação está na produção de sentidos criativos em
“respostas” aos meios. Utilizar de maneira consciente implica em fazer destes
meios ferramenta para um troca de conhecimentos, com conteúdos que façam
refletir e que somem aos já existentes. Dessa forma, a Educomunicação propõe
uma conscientização para se tirar proveito do que for produtivo nos meios de
comunicação e em contrapartida, produzir conteúdos que
colaboram para estes meios.RENAJOC
http://literaciamediatica.pt/congresso/livro-de-resumos
muito bom
ResponderExcluir