Posted by : "TC"endo ideias sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Por Mariana Reis

         O filósofo  inglês Jeremy Bentham  difundiu a ideia inicial a respeito  do panóptico. Através de um estudo racional, dos sistemas penitenciários, criou um projeto de contenção circular, em que um observador poderia verificar todos os locais preenchidos. Ele estendeu seus estudos e observou que nossas relações sociais também são marcadas pela presença de controles sociais com intuito de manutenção da ordem, aceitados por conveniência. 

            Foucault escreveu suas primeiras obras, a respeito dos impactos das novas tecnologias. Segundo ele, formas de vigilância mais avançadas se tornaram dissimuladas na sociedade e em muitos casos não são perceptíveis pelos indivíduos.  Exemplificando esta afirmação, podemos utilizar como exemplo a produção cinematográfica " The Truman Show". 
                    O personagem viveu toda sua vida, desde o nascimento, em  um cenário do programa "A Vida de Truman". O longa mostra a rotina sendo filmada  por câmeras escondidas. Alem do monitoramento, o sistema molda e interfere livremente em sua vida, criando ilusões e manipulando as ações do personagem, sem que ele tenha menor conhecimento. 




         O  sistema panóptico mostra-se como instrumento intensificador para sistemas de poder. Assegura seus interesses, sua economia e eficiência . Neste contexto, destaca-se a atual serie de filmes " Jogos Vorazes".
               Na cidade fictícia os moradores de 12 estados não tinham representação política nem valor social, tendo que acatar as ordens da capital Panem, que provavelmente foi inspirada no Panoptismo descrito por Foucault em Vigiar e Punir. No filme, o poder encontra-se totalmente em mãos da elite, que submete os moradores destes estados a  competições físicas violentas, que eram transmitidas ao vivo, com intuito de entretenimento.


         
               O cinema também ilustra outra característica do panoptismo que consiste na presença de vigilância e controle nas relações sociais rotineiras, como no filme " Paranóia" em que um jovem em prisão domiciliar começa a investigar a vida de seus vizinhos e a partir disso, descobre atitudes suspeitas.



             Apesar do conteúdo fantasioso e composto por histórias que devem ser atrativas ao público, pode-se afirmar que as produções cinematográficas atuais reconhecem e problematizam a vigilância social. Em cada uma das amostras citadas, temos uma característica do panóptico, citada por Foucalt, indicando a  aplicação de seus estudos em nossa realidade.

                   
.

{ 1 comentários... read them below or add one }

"TC"endo uma ideia

Arquivo

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -