Posted by : "TC"endo ideias
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Os
estudos Latino-Americanos ampliaram o enfoque nos receptores das mídias. Se
antes estes eram vistos como sujeitos passivos, sem capacidade crítica de
interpretar as mensagens. Agora neste estudo, considera-se os
sujeitos e as mediações sociais, mediações estas que podem ser múltiplas na
recepção das mensagens. Que levam em conta o convívio familiar das pessoas,
religião, experiências vividas, há interferência de diversos fatores sociais,
culturais, políticos e educacionais, processo comunicacional, etc. Tem-se o
rompimento do modelo unidirecional: destinatário/ mensagem/ receptor, para uma
liberdade de leitura das mensagens. Não se pensa mais nas questões de
ideologia, mas em mediação e hibridação. Percebe-se que o processo comunicativo
é muito mais complexo.
Devido
às transformações e inovações tecnológicas do século XX, os estudos
latino-americanos buscavam compreender as relações do público diante das
mensagens. Um dos mais importantes estudiosos desses estudos foi Jésus Martín
Barbero, que defendia a presença de mediações entre as mensagens e seus
receptores, propunha estudar a produção do massivo a partir do popular. Neste
estudo, a recepção passa a ser o espaço da comunicação onde as mensagens
adquirem sentido; passa-se a valorizar o receptor como o sujeito ativo no processo
comunicacional.
A
telenovela é o programa de maior audiência na América Latina, e no Brasil não é
diferente, além de ser um dos maiores produtos culturais de massa da televisão
brasileira. Influencia e é influenciada pelos receptores, estes que participam
ativamente no processo de recepção, questionando e discutindo os assuntos
apresentados pela telenovela ao longo da exibição de seus capítulos e, muitas
vezes, interferindo na trama e no percurso de terminadas personagens presentes
na telenovela. Sendo muito importante na construção do imaginário brasileiro,
já que são assistidas por milhões de brasileiros diariamente em suas casas.
Os
autores da telenovela retiram problemáticas e situações do cotidiano. Como gravidez
na adolescência, o homossexualismo, violência contra mulher, diferenças
sociais. A telenovela está integrada à realidade social dos sujeitos por meio
das representações sociais. Vai além do entretenimento, passando a ser uma
poderosa ferramenta de identificação cultural e muito mais que isso uma
importante formadora de opinião, capaz de criar agendas, sustentar ou derrubar
tabus e propor novos olhares para um universo social. As mensagens podem ser
usadas para atingir os diversos atores sociais, inclusive o sistema político
culminando na criação de leis e melhoria da realidade.
Um
exemplo da interferência da audiência na trama da telenovela. É na novela Amor
à Vida, que o personagem Félix que no começo da trama era um vilão que fazia
varias atrocidades, mas claro com o seu
toque de humor. A partir do momento que as pessoas demonstraram uma certa
afeição pelo personagem. O diretor colocou este mais tempo nas cenas da novela,
nas chamadas nas propagandas. O personagem sempre esta aparecendo em destaque e se tornou uma “vitima de seus
próprios erros”, como se agora fosse “bonzinho”.
Relacionando
a recepção dos estudos Latinos - Americanos, percebemos que a telenovela tem influência nas mediações sociais e na
recepção das mensagens. Os telespectadores ao receberem as mensagens da
telenovela, comentam, repercutem estas e participam ativamente na produção de
sua trama. Vemos neste exemplo a participação ativa no receptor, após o
recebimento das mensagens.
Por Letícia Santos
muito bom
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