Posted by : Unknown
domingo, 14 de julho de 2013
A Agenda-Setting e o foco das notícias
Segundo o teórico Donald Shaw, é
possível dizer, resumidamente, que a teoria da Agenda Setting defende o
seguinte: “em consequência da ação dos
jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou
ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos
do cenário público. As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus
próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem de seu próprio conteúdo. Além disso, o público
tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de
perto a ênfase atribuída pelos mass media aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas”.
De acordo com essa linha de raciocínio, do mesmo modo como já havia deixado de se pensar em manipulação a partir dos meios de comunicação de massa, passa-se a tirar de foco a ideia de que esses também possam persuadir os indivíduos no modo como irão interpretar as mensagens que recebem. A partir dessa teoria, é colocado que os mass media irão definir os assuntos pelos quais a sociedade terá maior interesse; se determinada pauta está na mídia, é porque se trata de uma questão relevante, logo é importante se informar sobre isso.
De acordo com essa linha de raciocínio, do mesmo modo como já havia deixado de se pensar em manipulação a partir dos meios de comunicação de massa, passa-se a tirar de foco a ideia de que esses também possam persuadir os indivíduos no modo como irão interpretar as mensagens que recebem. A partir dessa teoria, é colocado que os mass media irão definir os assuntos pelos quais a sociedade terá maior interesse; se determinada pauta está na mídia, é porque se trata de uma questão relevante, logo é importante se informar sobre isso.
Quem nunca se pegou discutindo um
tema por ser algo que está em alta nos principais veículos de informação? Isso porque a mídia cria uma espécie de sistema
de organização que estipula quais questões merecem um olhar mais atencioso da
sociedade. Acontece que, o modo como um fato é noticiado e os pontos sobre este
fato que se coloca em destaque, muito possivelmente irão ser tidos como “de
interesse público”, fazendo com que outras ramificações de determinado tema
passem despercebidas.
As eleições presidenciais dos EUA
realizadas em 1976 foi elemento de pesquisa de Patterson. Nela, foi constatado
que mais da metade do que se divulgava sobre os candidatos, Jimmy Carter e
Gerald Ford, estava relacionado com os eventos dos quais estes participavam, suas
estratégias e até mesmo escândalos nos quais eles estavam envolvidos; fatos
mais relevantes para campanhas como propostas, histórico e capacidade de governo
de cada um foram relatados com menos ênfase e em menor quantidade. Carter levou
a melhor na ocasião. Se o foco das notícias fossem outro, o resultado seria alterado?
Não há como saber. Mas haveria a possibilidade de que as questões “de interesse”
da população americana a respeito da eleição fossem alteradas.
Karol, não fez a relação com a atualidade, como foi pedido no exercício.
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