Posted by : "TC"endo ideias quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Os estudos Latino-Americanos ampliaram o enfoque nos receptores das mídias. Se antes estes eram vistos como sujeitos passivos, sem capacidade crítica de interpretar as mensagens. Agora neste estudo, considera-se os sujeitos e as mediações sociais, mediações estas que podem ser múltiplas na recepção das mensagens. Que levam em conta o convívio familiar das pessoas, religião, experiências vividas, há interferência de diversos fatores sociais, culturais, políticos e educacionais, processo comunicacional, etc. Tem-se o rompimento do modelo unidirecional: destinatário/ mensagem/ receptor, para uma liberdade de leitura das mensagens. Não se pensa mais nas questões de ideologia, mas em mediação e hibridação. Percebe-se que o processo comunicativo é muito mais complexo.

Devido às transformações e inovações tecnológicas do século XX, os estudos latino-americanos buscavam compreender as relações do público diante das mensagens. Um dos mais importantes estudiosos desses estudos foi Jésus Martín Barbero, que defendia a presença de mediações entre as mensagens e seus receptores, propunha estudar a produção do massivo a partir do popular. Neste estudo, a recepção passa a ser o espaço da comunicação onde as mensagens adquirem sentido; passa-se a valorizar o receptor como o sujeito ativo no processo comunicacional.

A telenovela é o programa de maior audiência na América Latina, e no Brasil não é diferente, além de ser um dos maiores produtos culturais de massa da televisão brasileira. Influencia e é influenciada pelos receptores, estes que participam ativamente no processo de recepção, questionando e discutindo os assuntos apresentados pela telenovela ao longo da exibição de seus capítulos e, muitas vezes, interferindo na trama e no percurso de terminadas personagens presentes na telenovela. Sendo muito importante na construção do imaginário brasileiro, já que são assistidas por milhões de brasileiros diariamente em suas casas.

Os autores da telenovela retiram problemáticas e situações do cotidiano. Como gravidez na adolescência, o homossexualismo, violência contra mulher, diferenças sociais. A telenovela está integrada à realidade social dos sujeitos por meio das representações sociais. Vai além do entretenimento, passando a ser uma poderosa ferramenta de identificação cultural e muito mais que isso uma importante formadora de opinião, capaz de criar agendas, sustentar ou derrubar tabus e propor novos olhares para um universo social. As mensagens podem ser usadas para atingir os diversos atores sociais, inclusive o sistema político culminando na criação de leis e melhoria da realidade.

Um exemplo da interferência da audiência na trama da telenovela. É na novela Amor à Vida, que o personagem Félix que no começo da trama era um vilão que fazia varias atrocidades, mas claro  com o seu toque de humor. A partir do momento que as pessoas demonstraram uma certa afeição pelo personagem. O diretor colocou este mais tempo nas cenas da novela, nas chamadas nas propagandas. O personagem sempre esta aparecendo  em destaque e se tornou uma “vitima de seus próprios erros”, como se agora fosse “bonzinho”.


Relacionando a recepção dos estudos Latinos - Americanos, percebemos que a telenovela tem influência nas mediações sociais e na recepção das mensagens. Os telespectadores ao receberem as mensagens da telenovela, comentam, repercutem estas e participam ativamente na produção de sua trama. Vemos neste exemplo a participação ativa no receptor, após o recebimento das mensagens.






Por Letícia Santos



{ 1 comentários... read them below or add one }

"TC"endo uma ideia

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -