Posted by : "TC"endo ideias sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Por Fernanda Castilho.

A teoria culturológica, foi um estudo, baseando-se em várias pesquisas, desenvolvido na França, nos anos 60. Sua característica fundamental é o estudo da cultura de massa e a relação entre o consumidor e o objeto de consumo. Fazendo oposição, aos estudos da communication research, que se importavam somente com o mass media e os efeitos aos destinatários. Pressupoe que há uma padronização nas sociedades, e que não é a mídia que a padroniza.
Pode se entender a cultura de massa como, a cultura vinda da indústria cultural, ou a cultura popular. “Penso que devemos tentar ver aquilo a que chamamos “cultura de massa” como um conjunto de cultura, civilização e história” (Morin, 1960, 19).
Uma das várias críticas que esse estudo faz é de a que alguns intelectuais julgarem a cultura de massa como inferior, valorizando somente a cultura erúdita. Outra questão levantada é a da homogeneização, as pessoas perdem sua individualidade seguindo os padrões da sociedade.
Um conceito bem interessante que esta teoria traz é a dos Olimpianos. Fazendo analogia aos deuses mitológicos do Olimpo. Traz a concepção das pessoas quererem ser, se espelharem em pessoas famosas, personagens de histórias. Fazendo com que estas pessoas pareçam diferentes, superiores a nós.
Pode servir de exemplo algumas redes de notícias sensacionalistas e de fofocas que destacam cada detalhe da vida de famosos. Vendendo produtos que estejam relacionados a estas pessoas ou até mesmo personagens de alguma história.

O link abaixo traz vários exemplos sobre o tema:

{ 1 comentários... read them below or add one }

"TC"endo uma ideia

Arquivo

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -