Por: Otávio Botti
Nascido em Berlim, Walter Benjamin se consolidou como um dos grandes estudiosos da indústria cultural e da comunicação de massa. Adepto da teoria crítica, Benjamin foi influenciado por grandes nomes como Brecht e Lukács. Foi também um dos membros da Escola de Frankfurt. Tendo uma grande importância no campo da comunicação, recebeu retaliações por suas idéias e por ser judeu. Morre em 1940, possivelmente, cometendo suicídio.
|
Walter Benjamin |
Dentre várias idéias apresentadas pelo crítico, a que mais se destaca é a sua teoria sobre a "aura", evidenciada em seu ensaio chamado "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica". Em sua obra, ele diz que, inicialmente, o público tinha uma experiência única com as obras de arte, o que ele chamava de "aura". Com o advento da fotografia, por exemplo, essa "aura" foi perdida pois se reproduziam obras de arte, de modo que, seria impossível distinguir a original e a cópia. Aquela experiência única diante de uma obra de arte foi perdida.
|
Com a reprodutibilidade técnica fica díficil distinguir a obra original da cópia |
O fim da "aura" foi tratado de forma positiva por Benjamin, que tratava esse fim como uma forma de popularização da arte. Obras de arte restritas, até então, aos mais ricos, agora estavam ao alcance de todos. Apesar de ser da Escola de Frankfurt, Walter bateu de frente com as idéias de Adorno e Horkheimer, que consideravam a perda da "aura" como uma forma de se perder, também, a originalidade da obra. Dando as cópias um valor mercadológico elevado, fortalecendo a indústria cultural.
Benjamin apontou esta mudança de estatuto da obra de arte, que perdia a aura com a reprodutibilidade, mas não "bateu de frente" cm Adorno e Horkheimer, foi ele quem propôs o conceito.
ResponderExcluir