Posted by : "TC"endo ideias
sábado, 23 de novembro de 2013
Por: Jeferson Martins
O campo dos estudos culturais surgiu em uma
Inglaterra pós-guerra através do Centre of Comtemporary Cultural Studies
(CCCS). Diante do desenvolvimento de um maior poder aquisitivo por parte da
Classe Operária e do estabelecimento de uma nova sociedade de consumo, o estudo
das formas e práticas culturais em um aspecto mais heterogêneo, assim como a
sociedade e as mudanças sociais tornaram-se os principais pontos de observação
do CCCS.
A cultura, portanto, deixou de ser vista de forma
homogênea, ou como superior ou inferior, para alicerçar-se de uma maneira mais
expandida. Nesse sentido, entende-se que ela manifesta-se em épocas e formações
culturais diversas.
Quadrinho crítico
de Ricardo, cartunista da Ryo Tiras, sobre a falta do livre arbítrio do
indivíduo e a mass media da televisão. Fonte: ryotiras.com.
Se usarmos o mínimo do nosso
senso crítico, perceberemos que a tirinha acima retrata claramente a novela
como uma “cultura inferior”, termo que os estudos culturais abdica. Portanto,
percebemos que o artifício ideológico do cartunista de mostrar a cultura
popular como chula é abominado pelos estudiosos dos Cultural Studies,
uma vez que a cultura não significa experiências passivas ou simplesmente
sabedoria recebida.
“Discordando do entendimento dos Mass Media como
simples instrumentos de manipulação e controle da classe dirigente, os estudos
culturais compreendem os produtos culturais como agentes da reprodução social,
acentuando sua natureza complexa, dinâmica e ativa na construção da hegemonia.
Nesta perspectiva são estudadas as estruturas e os processos através dos quais
os MCM sustentam e reproduzem a estabilidade social e cultural. Entretanto,
isto não se produz de forma mecânica, senão “adaptando-se” continuamente às
pressões e às contradições que emergem da sociedade, e “englobando-as” e
“integrando-as” no próprio sistema cultural.” –Ana Carolina D. Escosteguy, Mestre em
Comunicação.
Referências: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.;
FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: Conceitos, escolas e tendências.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
ESCOSTEGUY,
Carolina D. Uma Introdução aos Estudos Culturais, Revista FAMECOS, Porto
Alegre, n°9, dezembro de 1998.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito bom1
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