Posted by : "TC"endo ideias
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
A
Mensagem Fotográfica
Por Danilo Terra
A
fotografia, ao longo das décadas, foi ocupando um importante status dentro da
transmissão da notícias. A partir de pressuposto de complemento da informação,
uma fotografia colabora de maneira significativa para a reconstrução da
realidade que os jornalistas são responsáveis por fazer.
Partindo
do pressuposto definido por Roland Barthes, de que a fotografia é uma mensagem
sem código, podemos analisar uma imagem utilizada na cobertura da Folha de S. Paulo
da tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A foto tem poucos elementos. Basicamente,
um rapaz com a mão no rosto, aparentemente chorando, e uma cruz, que remete a
uma das encontradas em cemitérios.
Sendo
uma mensagem sem códigos, a fotografia deve transmitir seu significado sem
interferências. E é justamente o que acontece na imagem. Mesmo os leitores que
não tenham lido a reportagem, fica fácil entender do que se trata, pelo que
aparece na cena.
Porém,
vale destacar um importante item nesta análise que faz muita diferente no
produto final. O efeito, o tratamento artístico, o que o autor chama de
mensagem com código, teve participativo impacto na, também defina por Roland,
mensagem sem codificação. O efeito, seja lá qual seja ele, tem o papel de dar,
de alguma forma, um significado menos subjetivo, mais aparente a mensagem da
fotografia em questão. A partir desta análise, a imagem fotográfica abandona o
fardo de colaboradora da notícia para ser um respectivo veículo de transmissão
de fatos, com a perspectiva de uma manifestação jornalística que trabalha com o
silencio da falta de palavras e com a constante troca de informações com os
seus consumidores.