Posted by : "TC"endo ideias domingo, 7 de julho de 2013

Por: Jeferson Martins


Se a Teoria Hipodérmica falava em manipulação, e se a Teoria da Persuasão falava em persuadir o indivíduo, esta teoria fala da capacidade dos mass media em influenciar ou não o público. A Teoria dos Efeitos Limitados deixa de estudar a relação causal direta entre propaganda de massas e manipulação da audiência e passa a insistir num processo indireto de influência em que os processos psicológicos intervenientes e as relações sociais se encontram com os processos comunicativos.

Aqui se dá a descoberta dos líderes de opinião, o qual representa um determinado grupo social e influencia na forma de como o seu público irá reagir a mensagem. Ele recebe a mensagem e a adapta em seu contexto de interesse, assim, influenciando os seus seguidores. 

O pastor Silas Malafaia é um exemplo de líder de opinião. Ele pode influenciar parcela da comunidade religiosa que o segue.


Eles possuem, de acordo com Mauro Wolf "a função de  medianeiros entre os meios de comunicação e os outros indivíduos menos interessados e menos participativos". Através dessa ideia, e em oposição à Teoria Hipodérmica, Katz Lazarsfelt criou o fluxo comunicativo a dois níveis (ou two-step flow of communication), que podemos representar graficamente do seguinte modo:


Não obstante, os líderes de opinião e o fluxo comunicativo a dois níveis não representa todo o processo de formação das atitudes do indivíduo dentro de relações estáveis de grupo: a influência pessoal que se desenvolve nas relações entre indivíduos também faz parte deste processo. 

Portanto, os contatos pessoais dos indivíduos são mais eficazes do que o mass media, e a eficácia da comunicação de massa está largamente associada e depende de processos de comunicação não provenientes dos mass media. "A capacidade de influência da comunicação de massa limita-se sobretudo ao reforço de valores, comportamentos e atitudes mais do que a uma capacidade real de os modificar ou manipular" (Klapper, 1960).


Referências: WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação, Editorial Presença. 

{ 1 comentários... read them below or add one }

"TC"endo uma ideia

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -