Posted by : "TC"endo ideias sábado, 23 de novembro de 2013

Por: Jeferson Martins


O campo dos estudos culturais surgiu em uma Inglaterra pós-guerra através do Centre of Comtemporary Cultural Studies (CCCS). Diante do desenvolvimento de um maior poder aquisitivo por parte da Classe Operária e do estabelecimento de uma nova sociedade de consumo, o estudo das formas e práticas culturais em um aspecto mais heterogêneo, assim como a sociedade e as mudanças sociais tornaram-se os principais pontos de observação do CCCS.

A cultura, portanto, deixou de ser vista de forma homogênea, ou como superior ou inferior, para alicerçar-se de uma maneira mais expandida. Nesse sentido, entende-se que ela manifesta-se em épocas e formações culturais diversas.


 Quadrinho crítico de Ricardo, cartunista da Ryo Tiras, sobre a falta do livre arbítrio do indivíduo e a mass media da televisão. Fonte: ryotiras.com.



Se usarmos o mínimo do nosso senso crítico, perceberemos que a tirinha acima retrata claramente a novela como uma “cultura inferior”, termo que os estudos culturais abdica. Portanto, percebemos que o artifício ideológico do cartunista de mostrar a cultura popular como chula é abominado pelos estudiosos dos Cultural Studies, uma vez que a cultura não significa experiências passivas ou simplesmente sabedoria recebida.

“Discordando do entendimento dos Mass Media como simples instrumentos de manipulação e controle da classe dirigente, os estudos culturais compreendem os produtos cul­turais como agentes da reprodução social, acentuando sua natureza complexa, dinâ­mica e ativa na construção da hegemonia. Nesta perspectiva são estudadas as estruturas e os processos através dos quais os MCM sustentam e reproduzem a estabi­lidade social e cultural. Entretanto, isto não se produz de forma mecânica, senão “adap­tando-se” continuamente às pressões e às contradições que emergem da sociedade, e “englobando-as” e “integrando-as” no pró­prio sistema cultural.” –Ana Carolina D. Escosteguy, Mestre em Comunicação.


Referências: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: Conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
ESCOSTEGUY, Carolina D. Uma Introdução aos Estudos Culturais, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n°9, dezembro de 1998.

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