Posted by : "TC"endo ideias terça-feira, 26 de novembro de 2013

Por: Jaqueline Rosa
   
      Em meio a uma Inglaterra com com diferenças sociais gritantes no pós-Guerra, da década de 60, nascem os Estudos Culturais focando a análise da pratica de diferentes culturas em uma sociedade, sem estabelecer uma hierarquia dentre as formas; os conceitos frankfurtianos de cultura superior, media e inferior perdem espaço para uma visão de estrutura partilhada, a partir de todos os membros da sociedade, ainda que com posições socialmente diferenciadas.
       Os pesquisadores do CCCS (Centre of Comtemporary Cultural Studies, local onde os valores foram desenvolvidos), em Birmingham, basearam-se em disciplinas como história, sociologia, literatura, antropologia, para submeterem a teoria a um campo ilimitado de estudo; entrelaçado a trajetória da New Left inglesa, de movimentos sociais e publicações que surgiram em torno de ações politicas à esquerda, ganha espaço também a luta feminista.
     Em suma, esse estudos são voltados para pequenos grupos (pobres, negros, trabalhadores, por exemplo) e coloca essa "cultura ordinária" (popular) como um lugar de intervenções ativas e críticas, capazes de mudar o status quo. O mais importante teórico dos Estudos Culturais, Stuart Hall, defende a importância que "as mídias" têm na produção de discurso de quem as consome e esse consumo feito de forma "cíclica", passando por várias etapas, envolve sujeitos diversos em campos diferentes. O que muda a expectativa dos 'produtores' quando as criticas são contrarias ao esperado, conscientemente ou não. 
        Um exemplo desse modo de estudo acontece na Rede Musicom:

     Esta é uma Rede de pesquisadores em Comunicação e Música que contribuem para a diversificação de caminhos reflexivos de compreensão a cerca dessas duas vertentes e produzem eventos científicos para a mostra de resultados, a partir de métodos utilizados também no CCCS. Um exemplo é experiência da observação de como os jovens consomem músicas hoje em dia, como agem em relação aos diferentes tipos, dando espaço às ideias de Hall sobre um estudo dos momentos de 'produção' e 'recepção' e os complexos processos de interpretação das pessoas.

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