Posted by : Unknown quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Indústria Cultural nos dias atuais
Nicole E.C. Martins

   O atual mundo político-econômico provocou o nascimento de uma sociedade capitalista, voltada para o consumo e que necessita, a todo o momento, estar informada, atualizada (e alienada!) sobre muitos assuntos, de forma geral. Porém, essa nova sociedade de consumo, não se contenta somente com a informação, na verdade, esta pouco a interessa, o que ela realmente precisa é consumir, ter, comprar e adquirir.
  Aproveitando esse novo momento da sociedade, os empresários e investidores do ramo do entretenimento, anteriormente, pouco lucrativo, empenharam-se em criar produtos que se referissem a essa cultura de massa.
 A produção da indústria cultural  possui padrões de imagem cultural pré – estabelecida e que é capaz de conquistar o interesse das massas sem que se trabalhe o caráter crítico do expectador.
   Esse tipo de produção cultural, no Brasil, é um pouco diferenciado da maioria dos países. Por ser um país extremamente diversificado, com aspectos culturais específicos de cada região e, até mesmo dos estados, a sua produção do entretenimento se volta para a cultura internacional, como programas de auditório, reallity shows, filmes e séries, que possuem maior parte dos investimentos, focando em culturas estrangeiras em detrimento da cultura nacional. Mas também não se pode deixar de destacar as atividades praticadas no país, como as novelas e a produção artística de cantores e apresentadores, nas regiões mais desenvolvidas do país, sul e sudeste, que detém grande parte do monopólio industrial e financeiro,




    A arte, por si só, é transformada em produção. Não se tem mais o aspecto de originalidade, nem a minúcia da obra, o que se quer é a produção em série, nos mais variados artigos, necessários ou supérfluos, dependendo do ponto de vista do consumidor, que ingere sem perceber quase tudo que lhe interessa destacado na mídia como produto interessante de se ter.

    A ideia do “ter” difundida pela cultura de massa e intensificada pela Indústria cultural, está extremamente presente na sociedade atual. A maior presença deste tipo de mercantilização cultural é através das tecnologias, sempre em crescente avanço. Assim, a cada mês há uma inovação de celulares, computadores e outros objetos que fazem o “meio-termo” desses dois. Assim, quem não adquire esses produtos com a mesma velocidade em que são criados e destinados ao mercado, está fora do determinado círculo social, não faz parte daquele grupo apenas porque não se insere nos padrões ali estipulados.

Encontrei também um vídeo no youtube que mostra essa questão ligada às tecnologias, e é bastante interessante, segue o link.  http://www.youtube.com/watch?v=WDFkHCfVe5Y



{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Texto bem escrito, crítica pertinente. Atenção que a palavra espectador é com s, e não x.

    ResponderExcluir

"TC"endo uma ideia

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -