Posted by : "TC"endo ideias terça-feira, 13 de agosto de 2013

Habermas 

Comunicação e mídias de comunicação

Uma sociedade somente evolui colocando em xeque suas concepções tradicionais e reavaliando suas ideias. A evolução social se dá através da comunicação, a partir da reconstrução dos padrões tradicionais, adaptando-os ao mundo atual. Isso se dá por meio de uma substituição de ideias, tais como a visão de mundo, as formas de entendimento da sociedade, etc.; em que as tradições culturais são colocadas à prova..
O homem, a partir dos ensinamentos advindos de sua relação com o mundo da vida (vivência-experiências durante toda a vida), tem base e capacidade para questionar e transformar comunicativamente as condições de vida colocadas pelo mundo da vida. É como se fosse um ciclo de retroalimentação:

                                 Mundo da vida à Homem àMundo da vida

Ocorre, assim, uma troca de influências entre o homem e sua comunicação, com o meio em que está inserido. Essa troca traz um desenvolvimento mútuo do homem e do mundo da vida. A racionalização sobre a comunicação provoca o rompimento com as relações de coerção/restrição/proibição com o mundo da vida. Podemos dizer que ocorreria uma desalienação do sujeito.
Esse processo de evolução social dá oportunidade ao surgimento das mídias generalizadas de comunicação. Consequentemente, quando o mundo da vida é questionado, pressiona o desenvolvimento da racionalidade. Entretanto, a mídia procura neutralizar esse processo de racionalização.
Essas mídias sufocam a verdadeira comunicação e reflexão, implantando um estereótipo do modo de entender e discutir o mundo,  numa atomização do estilo de vida das pessoas. As mídias pesquisam e recriam uma versão de ideias, transmitindo-as repetidamente para as pessoas. Num processo quase que involuntário, as pessoas não precisarão mais questionar seu mundo da vida, uma vez que o padrão já foi lançado.

A opinião pública passa a substituir o público. A opinião que antes era expressa por meio de atitudes passa a ser desnecessária, já que está exposta nos hábitos e costumes. O homem adquire uma falsa racionalidade que fortalece uma dominação e aliena a sociedade pois impede o desenvolvimento da reflexão autônoma, da ética como comportamento espontâneo.
“A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posição e opiniões; nela os fluxos comunicacionais são filtrados e sintetizados, a ponto de se condensarem em opiniões públicas enfeixadas em temas específicos. Do mesmo modo que o mundo da vida tomado globalmente, a esfera pública se reproduz através do agir comunicativo, implicando apenas o domínio de uma linguagem natural; ela está em sintonia com a compreensibilidade geral da prática comunicativa cotidiana.” (HABERMAS, 2003: 92)


A mídia coleta informações, escolhe o tom e o interesse da divulgação. Dessa forma, controla o que irá realimentar a esfera pública e influenciar o sistema. Quem teria maior poder de persuasão e influência sobre a decisão de um indivíduo: um líder comunitário, um familiar ou a mídia com a qual o indivíduo tem contato?

Wuilton Paiva



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