Posted by : "TC"endo ideias sexta-feira, 24 de janeiro de 2014



Samantha Anacleto




A Educomunicação marca o fim da divisão entre emissores e receptores . Ela possibilita que para que todos nós possamos ser emissores na prática podemos todos ser um meio de comunicação.  
 
Começou como um movimento de alfabetização para compreender a realidade construída pela mídia e a maneira pela qual a mesma sistematicamente realiza uma representação da realidade. Agora passou a ser fato no qual os jovens fazem seus próprios vídeos, construindo sua própria realidade, os enviam para seus blogs ou postam no YouTube. As pessoas estão aprendendo aos poucos a tomarem seu poder como comunicadores.

Se considerarmos que a educação é um direito humano, então, obviamente, isso é educomunicação. Na educomunicação, o acesso à informação e a possibilidade de distribuí-la são ainda mais relevantes que na cultura baseada na palavra impressa.  Para isso os canais de informação precisam estar disponíveis para aqueles que desejam se expressar e receber a informação. 

A educação(educomunicação) é um veículo para o desenvolvimento por meio do qual o indivíduo, a comunidade, liberta-se das ideologias que oprimem a raça humana. Ou seja, a prática da educomunicação pode ser entendido por sistemas repressivos como uma experiência que põe em perigo o status dos poderosos, seja na área moral, política, econômica, ou outras . 

Isto tudo se complica quando a expressão da experiência educomunicacional está ligada com a produção de informação e sua distribuição através da mídia e das estruturas apoiadas pelos mesmos poderes políticos e econômicos, que podem vir a se sentir abalados pela expressão de uma educação que eles inicialmente apoiam. 


O tema da educomunicação vinculado aos direitos humanos torna-se uma prioridade dentro do contexto educacional e comunicativo caracterizada por novas tecnologias e formas de comunicação.  Educomunicação é uma área do conhecimento que está ligada à liberdade de conhecer, compreender e expressar-se de várias maneiras. Assim como a alfabetização era uma prioridade da leitura e escrita, e ainda é em muitas regiões do planeta , ultimamente, as tecnologias de informação e comunicação têm sido a definição de novos direitos aos quais toda a população mundial deve ter acesso.


E não podemos esquecer de que junto aos direitos humanos relacionados à educomunicação, existe a necessidade e o direito de ter uma formação baseada no pensamento crítico. Não basta apenas ser comunicador, se não tiver um senso crítico para analisar a informação que recebe e compartilha. Para que tudo isso seja possível, no entanto, é necessário que ocorra o desenvolvimento de uma pedagogia relevante e realizável .
 

 

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