Posted by : "TC"endo ideias sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Por Jaqueline Rosa

As constante mudanças que as tecnologias vem sofrendo ao longo do tempo, principalmente nos anos 2000, com a o advento da internet, tornou-se imprescindível aprender a consumir esses novos produtos de informação. A partir disso, nasceu o estudo em Educomunicação (ou Mídiaeducação), afim de ensinar não só as pessoas a “ler” essas novas mídias, mas as crianças que estão crescendo em contato direto com essa gama de informações disponíveis. Basta saber usa-las conscientemente.

Por isso o conceito Literacia Midiática está inserido no estudo, e pressupõe que ao criar a capacidade de acessar, analisar e avaliar os meios audiovisuais, compreendendo criticamente estas informações e assim produzir conteúdo útil ou saber comunicar para essa esfera midiática, está habilitado a exercer uma cidadania ativa. E segundo Canclini, proporcionaria um cidadão com senso- crítico, que possa cobrar seus direitos.


Infelizmente esse último ponto é o que dificulta a implantação desse método nas escolas brasileiras. As política públicas defendem o método de ensino vigente e pouco se organizam para mudar a situação, fazendo com que dentro de mais um requisito o Brasil, fique atrás dos países europeus. Nestes, desde a década de 80 o governo financia pesquisas dentro dessa área, onde formaram-se até os Experts Groups, afim de entenderam como funciona ou são abordadas essas nova mídias. Nada pode substituir os livros e os professores dentro da sala de aula, mas a Educomunicação, mostra que o aprendizado em conjunto com essas tecnologias só tendem a melhorar o ensino. Além de que, com a melhor compreensão, principalmente da internet, as crianças se alfabetizam para todos os âmbitos da sociedade contemporânea.

Das poucas iniciativas brasileira, temos o exemplo do Projeto Tecer, desenvolvido pela equipe de Midiaeducação, do Colégio particular Medianeira, em Curitiba/PR, onde os professores disponibilizaram diferentes linguagens das matérias aprendidas por todas as séries da escola – do maternal ao terceiro ano do ensino médio - na internet. Pretendem assim que a web seja uma extensão da sala de aula e deixam bem claro que não pretendem substituir as orientações pessoais do professor.  

Site: http://midiaeducacao.com.br/?page_id=4381


Esse tipo de iniciativa não deixa a internet cair na banalidade que vemos hoje, em páginas como o YouTube, que apesar de ter potencial para ser objeto de informações, possui pouco conteúdo útil, ou as famosas redes sociais.

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  1. interessante exemplo. faça uma revisão do artigo, tem palavras sem s, vírgulas em lugares errados, etc.

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