Posted by : "TC"endo ideias sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

                                                                                                                                          Por Mariana Reis

            O conceito de Educomunicação prevê o alinhamento entre os novos meios de comunicação e os tradicionais métodos de transmissão do conhecimento. A ideia de utilização de recursos como a internet, sendo fonte de democratização do acesso ao conteúdo informativo, configura a linha de estudos. A Mídia Educação refere-se a necessidade de consumo de informações, mas também considera os processo de interpretação da mensagem recebida e da produção de conteúdo através dos meios digitais.  
Neste sentido , o poder público realiza ações sociais com intuito de garantir o capital tecnológico necessário para a utilização da internet. Programas  governamentais que  designam investimentos para aquisição de  computadores e pagamento da rede para escolas com baixo fluxo financeiro, são exemplos do reconhecimento da necessidade de aliar os meios de comunicação e a  educação regular.
O programa “Casa Brasil”,  é exemplo de que,  o arrecadamento publico direcionado para criação de ambientes de acesso a internet gerenciado por pessoal capacitado, tem sucesso. No processo de divulgação dos projetos é notável o cunho formador que a inclusão digital visa possuir.





O programa  leva à comunidades marginalizadas, de baixo índice de desenvolvimento humano, computadores e acesso à rede. O movimento articula-se visando ações em tecnologias aliadas a arte, cultura ,participação popular e comunitária. As atividades projetadas estimulam a autonomia e desenvolvimento de análise crítica das tecnologias.
A justificativa para a implementação dos projetos está nos resultados e impactos que eles possuem na vida dos alunos. Constata-se que a formação de uma identidade social e política na atualidade e marcada pela junção de influências de diversas esferas. Sejam elas da mídia, escola ou círculos de convivência, estamos passíveis a pautar nossas concepções de mundo baseadas no que nos cerca.
Neste contexto, nos deparamos com um segundo conceito, de literacia midiática, que consiste na preparação das pessoas para a recepção das mensagens veiculadas pelos novos meios de comunicação . O objetivo defendido por esta corrente consiste em capacitar os cidadãos  para analisarem as informações de forma estratégica e seletiva, com intuito de explicitar o impacto social e político fomentado pelos meios.


Levanta-se questionamentos à respeito da utilização dos recursos públicos investidos na tentativa de proporcionar  Educomunicaçao a toda população brasileira. A preparação dos Educomunicadores mostra-se suficiente ? As políticas públicas alcançam nível mensurador da efetividade de seus programas ? Os receptores alcançam a literacia ?
A reposta talvez esteja na realização de eventos com intuito de capacitar os gestores dos projetos para gerar orientação quanto ao uso consciente dos meios eletrônicos com seu alvo.  Um exemplo, e a Oficina de Inclusão Digital realizada pelo governo, busca atingir os envolvidos com o movimento e promover debates acerca do potencial formador de uma consciência social por parte dos impactados através dos programas. 



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  1. faça revisão no texto antes de publicar num blog, tem virgulas em lugares errados e dois espaços entre palavras.
    boa escolha

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