Posted by : "TC"endo ideias sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Por Karoline Discaciati

Dentre os estudiosos da comunicação latinoamericanos, encontra-se Néstor García Canclini, que em seu livro “Consumidores e Cidadãos”, mais precisamente no capítulo “O consumo serve para pensar”, discorre sobre como o consumo vinha sendo feito nos anos 1990 e que o modo como esse consumo era feito podia nos dizer sobre os consumidores.

Segundo Canclini, há algumas linhas de estudo que dizem que o consumo serve também para dividir, para fazer uma distinção entre os indivíduos, ou seja: “A lógica que rege a apropriação dos bens enquanto objetos de distinção não é a de satisfação de necessidades, mas sim a da escassez desses bens e da impossibilidade de que os outros possuam.”. Assim, o consumo torna-se uma forma de classificar as pessoas, mas para isso, é necessário que aqueles que não podem possuir determinados objetos saibam de seu valor, para que eles sejam capazes de demonstrar a que classe cada indivíduo pertence.

Os estudos de Canclini sobre o consumo são ainda bastante atuais, sendo possível associá-los a questões como a recente polêmica dos chamados “Rolezinhos”, encontros que vêm ocorrendo em determinados locais do Brasil e que têm atraído atenção por conta do que esses encontros representam para os adolescentes que deles participam. Os frequentadores dos “rolezinhos” têm como uma de suas preocupações estarem sempre bem vestidos e arrumados, com roupas das melhores marcas e, consequentemente, gastam muito para estarem sempre “impecáveis”. No entanto, alguns desses adolescentes possuem condições muito abaixo das necessárias para manter tal padrão de vida, mas, ainda sim, insistem em gastar quantidades enormes de dinheiro apenas para ir no seria um simples passeio no shopping.



Desse modo, os “Rolezinhos” passam a ser o que Canclini chama de “ritual”. “Os rituais servem para ‘conter o curso dos significados’ e tornar explícitas as definições públicas do que o consenso geral julga valioso.”. Ou seja, se esse “evento” determina que as pessoas têm que estar vestidas de determinada maneira, esses adolescentes seguem essa regra independente de seu valor, mas justamente para estabelecerem seu próprio valor perante a sociedade, para se enquadrarem num determinado grupo e mostrarem que podem ter o que é bom e caro.


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