Posted by : Lucas Gonçalves sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

         Com os estudos-latinos americanos, a ideia de que os receptores eram sujeitos passivos foi ultrapassada. Passaram a ser analisados como indivíduos ativos, participativos e que influenciam também o que será vinculado nos meios comunicacionais. Martin-Barbero, em "Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidade da comunicação no novo século", fala sobre as novas políticas sociais, culturais e comunicacionais de uma sociedade midiática. Em um dos capítulos, Barbero analisa o fenômeno da revitalização das identidades que segue juntamente da revolução das tecnicidades onde os processos de globalização econômica e informacional estão reavivando as identidades culturais. O autor revela que estas identidades (raciais, regionais, étnicas, de gênero e idade) estão reconfigurando uma força e sentido nos laços sociais. Esta parte do texto de Barbero  que enfoca a questão das identidades representadas nos meios comunicativos pode ser facilmente exemplificada com os produtos cinematográficos brasileiros. Muitos filmes nacionais trazem em seu enredo temas que são da identidade cultural do país. 
                 Os discursos sobre identidade nacional no Cinema nacional são diversificados e muitas das vezes há tentativas de retratar o Brasil nas telas. Traços da imagem sociocultural brasileira e possíveis estereótipos são representados e isso reaviva estas identidades. Abril Despedaçado, Cidade de Deus, Carandiru, Olga, 2 Filhos de Francisco, Aspirinas e Urubus, O ano em que meus pais saíram de férias e Última Parada 174 são filmes do início do século XXI que trazem elementos narrativos, ambientes e personagens que são retratos da realidade brasileira. Alguns destes filmes já foram indicados até mesmo ao Oscar, é forte exemplo da Globalização informacional  revitalizando, através do cinema, a identidade brasileira. 

              
                 Este vídeo é bem interessante pois mostra como o audiovisual  é capaz de construir e representar uma identidade nacional. Mostra que apesar das diferenças regionais e culturais do país, o Brasil consegue ser unificado pela TV, pelo cinema, documentários e até mesmo pela Internet.


Por: Lucas Gonçalves Ferreira.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

"TC"endo uma ideia

Arquivo

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -