Posted by : "TC"endo ideias sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Educomunicação no Brasil

Por Danilo Terra

A capacidade de consumir criticamente os meios de comunicação e de criar produtos significativos, chamado Educomunicação, é um importante mecanismo para interação e integração dos veículos comunicacionais e seus consumidores. Permite o uso consciente e positivistas das mídias em geral.

Hoje, se discute muito sobre o poder dos mass media e a questão da manipulação existente ou não dentro deste campo. Com a era da informação fundada, na qual vivemos, é de vital importância ter um visão crítica sobre o volume de informações para se consumir de forma satisfatória estes dados. Ter esta habilidade confere ao indivíduo a capacidade de abstrair dos veículos informações desnecessárias ou fortemente ideológicas que implicariam em uma influência, de certa forma. Os preceitos da Educomunicação aceitam que se tire o melhor possível destes veículos, para que se caminhe para a cidadania, onde o indivíduo tem condições de exercer a liberdade de expressão com consciência.

Outro ponto de destaque dentro deste assunto fica por conta da produção de conteúdos criativos que, de certa forma, servem de resposta a estímulos dos meios de comunicação. Canais de vídeos como o Youtube são exemplos das diversas formas como o consumidor de aparelhos comunicacionais pode exercer sua responsabilidade no uso destas ferramentas. Por diversas vezes, vemos pessoas fazendo uso indevido deste veículo, com publicação de vídeos sem nenhum apelo positivo ou criatividade, não conseguindo reverter a possibilidade de troca de informações para com o meio como um meio de ganhos.

O alcance da literacia midiática, que é o ponto até onde o indivíduo lê e interpreta as mensagens midiáticas, uma das bases da Educomunicação, permite muito mais do que o interpretar criticamente os dados disponibilizados pelos meios de comunicação. É desenvolver um meio de troca, onde é criada uma espécie de ponte com duas direções: por um lado, o consumidor consome os produtos midiáticos com visão crítica e absorve o que de fato é necessário e, por outro lado, produz mensagens de tamanha relevância dentro daquele contexto, se tornando um cidadão consciente de seu papel como produtor-consumidor dos meio de comunicação.




Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

"TC"endo uma ideia

Arquivo

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -