Posted by : "TC"endo ideias quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

                                                                                Por: Jeferson Martins





 Educomunicação, como próprio nome já indica, é o encontro da Educação com a comunicação. Podemos ir mais além, dizendo que é o uso das novas mídias, tecnologias e técnicas de comunicação no processo de aprendizagem dos indivíduos. 

   No Brasil, a educomunicação é vista em larga escala, uma vez que o acesso a internet, atualmente, é facilmente adquirido e o encontro com as demais mídias faz parte do cotidiano da maioria dos cidadãos brasileiros. São escolas e universidades que usam a informática como meio de aprendizagem, sites com conteúdos exclusivos, vídeo aulas, e até ensino a distância. 
   
   Ressaltando as faculdades que fazem uso do recurso de ensino a distância. É uma tecnologia relativamente nova no Brasil, porém, é um método que muitos já optaram a fazer, uma vez que os indivíduos podem fazer seus próprios horários, facilitando o processo e se encaixando na vida contemporânea corrida. Há suas vantagens, e em contraponto, claro, suas desvantagens. O pesquisador da Faculdade de Educação da Unicamp, Sergio Ferreira do Amaral,  afirma não haver muitas dificuldades para ensinar a distância. Ele fala ainda que "A dificuldade em geral, hoje, é manter o mesmo nível de qualidade presente no ensino tradicional. Em termos, geral, é tudo muito novo, e fica difícil estabelecer parâmetros para comparar. Saber se quem aprende em aulas não-presenciais sabe mais ou não".

   Muitas escolas públicas brasileiras já possuem acesso à internet, programas básicos como programador de apresentações, editores de texto e planilhas, etc. Porém, não basta haver computadores. Devem existir profissionais capacitados que sabem usar a informática juntamente com as práticas educacionais e comunicacionais adequadas para haver um benefício no processo de aprendizagem dos alunos, pois de nada adianta dar acesso a internet aos indivíduos sem a devida orientação. A Universidade de São Paulo(USP), e a Universidade Federal de Campina Grande(UFCG) , já disponibilizam o bacharelado em Educomunicação. 

  Podemos concluir, dizendo que apesar do acesso em larga escala às novas mídias no Brasil, não há um processo de ensino tão eficaz para fazer delas um novo meio de aprendizagem. Entra nessa discussão, também, a má distribuição do acesso a internet. Apesar da maioria da população brasileira já possuir, há classes que ainda não a têm em seu cotidiano.  

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