Posted by : "TC"endo ideias
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
O estudo da educomunicação tem como objetivo estudar o desenvolvimento de uma maneira de as pessoas saberem lidar
com a mídias criticamente, este “saber lidar” seria a literacia midiática. Com
formação de cidadãos que tem um pensamento critico sobre as mídias. Compreender quais sãos as formas que as mídias
atuam na religião, crenças e imaginários. O sujeito com essa formação seria um
sujeito mais ativo na sociedade e saberia exigir seus direitos. Com literacia midiática
iria saber acessar a internet de maneira critica, avaliar e analisar esta e
saber comunicar-se de forma criativa. Tendo assim, habilidades e conhecimento necessários
que as tecnologias exigem.
Houveram iniciativas em outros países nesta
área de estudo, possuindo financiamento para a pesquisa. Que reúne grupos de
especialistas, professores de universidades para pesquisarem sobre este
assunto. No Brasil não há incentivo e nem financiamento para esse tipo de
pesquisa. Que cria um dilema entre as escolas e a tecnologia, sendo que as
escolas não sabem lidar com a tecnologia atrelada com a educação. Em muitas
escolas públicas do Brasil há acesso a internet, mas não de maneira produtiva.
Teria que ter mais pesquisa sobre a educomunicação para que o governo fornecesse
cursos para os professores sabem passar para os seus alunos maneiras de usar a
comunicação juntas e de maneira produtiva.
Hoje cada dia mais cedo as crianças
estão tendo acesso ao “mundo tecnológico”, muitas vezes sem instrução nenhuma. Se
essa instrução começasse nas escolas tornaria muito mais fácil à educação das
crianças brasileiras. E, as escolas poderiam aproveitar da tecnologia a seu
favor, sendo que as crianças iriam poder um conhecimento “estra”, por exemplo,
com o uso da internet.
Segue um vídeo sobre as dificuldade de se aplicar a educomunicação no Brasil
Por Letícia Santos
não existe houveram, é houve. o correto é extra. bom!
ResponderExcluir