Posted by : "TC"endo ideias segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Por: Luiz André Oliveira


De forma diferente de outros teóricos, que privilegiam a mensagem na análise dos processos comunicativos, McLuhan elege como objeto de estudo o meio. 
O autor também enunciou uma série de princípios: 
1. Os meios são extensões dos sentidos humanos:algumas formas de comunicação obtém melhores resultados. A capacidade de um meio agir depende do número de canais sensórios que ele chame a atuar, quando esteja operando adequadamente. 
2. A palavra falada preenche esses requisitos mais completamente que outros meios, porque exerce irresistível poder sobre a imaginação de quem ouve, além de ser a "linguagem natural do homem". 
3. Aldeia Global - Se a palavra escrita mudou a forma de adquirir conhecimento, levando o homem a uma atitude conformista, o surgimento dos meios eletrônicos, de acordo com McLuhan, tornou a comunicação um ato capaz de reproduzir a simultaneidade plural do pensamento, devolvendo o homem a uma relação social anterior à imprensa. 
O "homem eletrônico" voltou a encontrar-se numa aldeia tribal de escala planetária, a Aldeia Global. 
Na ALDEIA GLOBAL a mesma experiência comunicativa é compartilhada por diferentes culturas: a linguagem televisiva, por exemplo, é a mesma em qualquer país, independente da língua falada ou dos costumes locais. 
4. O meio é a mensagem - Para McLuhan, "toda tecnologia gradualmente cria um ambiente humano totalmente novo" e a era eletrônica já criou o seu a partir do ambiente mecanizado da era industrial.McLuhan sustenta que "o novo ambiente reprocessa o velho tão radicalmente quanto a TV está reprocessando o cinema, pois o 'conteúdo da TV é o cinema". Na visão do autor, o que importa é o efeito mental imediato dos meios de comunicação e não as mensagens que veiculam. 
Desta idéia surgiu a formulação mais polêmica deMcLuhan: "O meio é a mensagem". E a mensagem de um meio é sempre outro meio (a mensagem da escrita é a fala; a da imprensa, a linguagem escrita; 
a do telégrafo, a palavra impressa, e assim por diante). A importância de um meio reside na mudança de escala nas relações humanas por ele introduzida (a noção de distância/tempo, por exemplo, mudou após a invenção do trem e do avião) 
5. Meios quentes e frios - McLuhan faz uma distinção no efeito dos meios de comunicação: aqueles que prolongam um único dos sentidos humanos em alta definição (alta saturação de dados) são meios quentes (rádio e fotografia, por exemplo); os que permitem maior participação dos receptores no entendimento de seus enunciados são meios frios (fala, desenho, telefone, TV etc.). 
Estes são os principais conceitos desenvolvidos porMcLuhan como teórico da comunicação tem atingido uma grande aceitação entre estudantes e profissionais de diversas áreas. 
McLuhan buscou compreender o que se passou na evolução do homem em seu esforço em desenvolver-se e adaptar o mundo às suas necessidades criando tecnologias que lhe aprimoraram os sentidos e o poder de formar culturas. Ele buscava entender os efeitos que as tecnologias desenvolvidas pelo homem tinham sobre os aspectos sociais e psicológicos.

{ 1 comentários... read them below or add one }

"TC"endo uma ideia

Arquivo

Postagens mais populares

- Copyright © "TC"endo uma ideia -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -