Posted by : "TC"endo ideias
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
A Educomunicação no Brasil
Por Danilo Terra
A capacidade de consumir
criticamente os meios de comunicação e de criar produtos significativos,
chamado Educomunicação, é um importante mecanismo para interação e integração
dos veículos comunicacionais e seus consumidores. Permite o uso consciente e
positivistas das mídias em geral.
Hoje, se discute muito sobre
o poder dos mass media e a questão da manipulação existente ou não dentro deste
campo. Com a era da informação fundada, na qual vivemos, é de vital importância
ter um visão crítica sobre o volume de informações para se consumir de forma
satisfatória estes dados. Ter esta habilidade confere ao indivíduo a capacidade
de abstrair dos veículos informações desnecessárias ou fortemente ideológicas
que implicariam em uma influência, de certa forma. Os preceitos da Educomunicação
aceitam que se tire o melhor possível destes veículos, para que se caminhe para
a cidadania, onde o indivíduo tem condições de exercer a liberdade de expressão
com consciência.
Outro ponto de destaque dentro
deste assunto fica por conta da produção de conteúdos criativos que, de certa
forma, servem de resposta a estímulos dos meios de comunicação. Canais de
vídeos como o Youtube são exemplos das diversas formas como o consumidor de
aparelhos comunicacionais pode exercer sua responsabilidade no uso destas
ferramentas. Por diversas vezes, vemos pessoas fazendo uso indevido deste
veículo, com publicação de vídeos sem nenhum apelo positivo ou criatividade,
não conseguindo reverter a possibilidade de troca de informações para com o
meio como um meio de ganhos.
O alcance da literacia
midiática, que é o ponto até onde o indivíduo lê e interpreta as mensagens
midiáticas, uma das bases da Educomunicação, permite muito mais do que o
interpretar criticamente os dados disponibilizados pelos meios de comunicação.
É desenvolver um meio de troca, onde é criada uma espécie de ponte com duas
direções: por um lado, o consumidor consome os produtos midiáticos com visão
crítica e absorve o que de fato é necessário e, por outro lado, produz
mensagens de tamanha relevância dentro daquele contexto, se tornando um cidadão
consciente de seu papel como produtor-consumidor dos meio de comunicação.