Posted by : Lucas Gonçalves
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
A Educomunicação
seria a proposta de unir a educação e a Comunicação de modo a fazer com que as
crianças (futuros cidadãos) desenvolvam uma linha racional crítica e
interpretativa em relação às mensagens dos meios comunicativos. Por manterem
contato com a Comunicação desde cedo, a capacidade de produção de conteúdo
criativo para estes meios seria desenvolvida.Entretanto tais
conceitos não estão inseridos no cenário atual brasileiro. A Educomunicação não
foi adotada e os conteúdos televisivos estão mais ligados ao fato de surtir uma
influência direta aos indivíduos do que em gerar nestes uma visão crítica.
A mídia, especificamente a TV, exerce uma
influência significativa no cotidiano de todos nós. Esta influência é
ainda maior em relação às crianças e adolescentes, principalmente por estarem
na fase de formação dos valores, conceitos, modelos de conduta e comportamento
sexual. Por este motivo, um estudo da Comunicação ainda nesta fase seria afetivo e os resultados seriam positivos. Isso seria possível? A resposta seria sim caso houvesse uma inserção de matérias ligadas à Comunicação nas escolas, por exemplo.
O conteúdo televisivo
se baseia em programas, novelas e séries que são criadas para entreter, não
educar. Há canais como a "TV escola", cujo o conteúdo é
educativo, mas a audiência é insignificante. Os brasileiros
estão mais hábeis a procurarem por canais como a "Globo".
Se a Educomunicação
fosse adotada de vez e houvesse uma reformulação de conteúdo, haveria maior
conscientização dos "receptores" da mensagem televisiva. Conseguiriam
tirar proveito do que é produtivo e, consequentemente, produziriam conteúdos
que colaborariam para estes meios.
Por: Lucas Gonçalves Ferreira.
bom
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