Posted by : "TC"endo ideias
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Educomunicação no Brasil
Por Carla Santos
Conceito
Educomunicação é um conceito usado para
identificar uma área chamada Educação para a Comunicação, isto é, educar para
que o indivíduo forme um julgamento crítico frente à mídia, especialmente a
televisão. Pode também ser definido como o campo de intervenção socioeducativa,
sendo um conjunto de ações específicas ao planejamento, implementação e
avaliação de programas, processos e produtos destinados à criação e fortalecimento
de ambientes comunicativos abertos, democráticos e participativos. Durante um
longo período, o conceito Educomunicação significou apenas educação para a
mídia.
Educomunicação no
Brasil
A Educomunicação surge no Brasil em um
contexto de resistência à vários movimentos, principalmente o movimento
político de libertação a ditadura, este que favoreceu aos grupos populares e os
recursos da comunicação começaram a chegar. As CEBs (Comunidades Eclesiais de
Base), que eram de igrejas católicas, começavam a se reunir para discutirem o
evangelho e se unir a partir da Teoria de Libertação. Houve o movimento do
vídeo popular que foi marcante no país. A denominação então era comunicação
alternativa.
Atualmente
existem diversos projetos que trabalham com o tema no Brasil, e um deles será
aqui abordado.
Viração: Mudança,
atitude e ousadia jovem.
O projeto social começa com uma proposta
de revista feita para, com e a partir de adolescentes e jovens de todo o Brasil,
não apenas do eixo Rio-São Paulo. Ganha vida em março de 2003, adotando o
slogan: mudança, atitude e ousadia jovem. Começou como uma iniciativa pessoal,
e aos poucos foi se tornando coletiva, com o apoio jurídico dos Missionários
Combonianos e da Associação de Apoio às Meninas e Meninos da Região Sé.
Com o tempo crescia, e várias
organizações foram solicitando a propagação do jeito de fazer Educomunicação de
outras formas, como consórcio social da juventude, escolas, ONGs, Igrejas,
secretarias de governos e ministérios. Os “virajovens” (termo que se designa
aos integrantes),foram se espalhando e criando parcerias com outras
organizações que também assumem a causa da comunicação livre. O projeto foi
gerado em um ambiente muito fecundo, onde estavam motivados pela grande
novidade que representou o Fórum Social Mundial e o primeiro governo de Lula.
A história do Viração faz jus ao próprio
termo, que quer dizer “vira ação”, “sobreviver de forma aguerrida”, ”dar certo”,
e que ainda continua em constante movimento de renovação e inovação.
Segue uma breve descrição
sobre uma iniciativa da Viração Educomunicação.
“Uma
iniciativa da Viração Educomunicação é a Agência Jovem de Notícias, que envolve
diversas organizações, movimentos, e projetos sociais em escolas no Brasil e no
exterior. Tem como principal objetivo ser um espaço virtual para compartilhar
notícias produzidas por jovens e adolescentes a partir dos núcleos regionais,
Conselhos Jovens da Viração e centros de produção de comunicação popular e
juvenil das organizações parceiras. Lançada em janeiro de 2005 vem atuando de
forma esporádica, promovendo a cobertura jornalística por meio da Educomunicação de
eventos nacionais e internacionais. Foram mais de 50 até agora. A partir de
2011, a Agência se tornou permanente, com publicação e compartilhamento diário
de notícias online e com formações educomunicativas para adolescentes e jovens
de comunidades da cidade de São Paulo e oficinas pelo Brasil”.
O vídeo a seguir foi publicado na página Agência Jovem de Noticias no último dia 21/01, e mostra um pouco do trabalho da mesma.
Referências: A descrição sobre a Agência Jovem de Notícias está disponível no site da agência, aba "Quem Somos".
não pode copiar trechos inteiros de outra página, isto configura como plágio, mesmo dando a indicação. Teria que estar entre aspas seguido da indicação do nome do autor.
ResponderExcluiro exemplo é muito interessante, refaça apenas a última parte.