Posted by : "TC"endo ideias
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Por Mariana Reis
O conceito
de Educomunicação prevê o alinhamento entre os novos meios de comunicação e os
tradicionais métodos de transmissão do conhecimento. A ideia de utilização de
recursos como a internet, sendo fonte de democratização do acesso ao conteúdo informativo,
configura a linha de estudos. A Mídia Educação refere-se a necessidade de
consumo de informações, mas também considera os processo de interpretação da
mensagem recebida e da produção de conteúdo através dos meios digitais.
Neste
sentido , o poder público realiza ações sociais com intuito de garantir o capital tecnológico necessário para a utilização da internet. Programas governamentais que designam investimentos para aquisição de computadores e pagamento da rede para escolas
com baixo fluxo financeiro, são exemplos do reconhecimento da necessidade de
aliar os meios de comunicação e a educação regular.
O
programa “Casa Brasil”, é exemplo de que, o arrecadamento publico direcionado para
criação de ambientes de acesso a internet gerenciado por pessoal capacitado, tem sucesso. No
processo de divulgação dos projetos é notável o cunho formador que a inclusão digital
visa possuir.
O
programa leva à comunidades
marginalizadas, de baixo índice de desenvolvimento humano, computadores e
acesso à rede. O movimento articula-se visando ações em tecnologias aliadas a
arte, cultura ,participação popular e comunitária. As atividades projetadas
estimulam a autonomia e desenvolvimento de análise crítica das tecnologias.
A
justificativa para a implementação dos projetos está nos resultados e impactos
que eles possuem na vida dos alunos. Constata-se que a formação de uma
identidade social e política na atualidade e marcada pela junção de influências
de diversas esferas. Sejam elas da mídia, escola ou círculos de convivência,
estamos passíveis a pautar nossas concepções de mundo baseadas no que nos
cerca.
Neste
contexto, nos deparamos com um segundo conceito, de literacia midiática, que
consiste na preparação das pessoas para a recepção das mensagens veiculadas
pelos novos meios de comunicação . O objetivo defendido por esta corrente
consiste em capacitar os cidadãos para
analisarem as informações de forma estratégica e seletiva, com intuito de
explicitar o impacto social e político fomentado pelos meios.
Levanta-se
questionamentos à respeito da utilização dos recursos públicos investidos na
tentativa de proporcionar Educomunicaçao a toda população brasileira. A preparação
dos Educomunicadores mostra-se suficiente ? As políticas públicas alcançam nível mensurador
da efetividade de seus programas ? Os receptores alcançam a literacia ?
A
reposta talvez esteja na realização de eventos com intuito de capacitar os gestores
dos projetos para gerar orientação quanto ao uso consciente dos meios eletrônicos com seu alvo. Um
exemplo, e a Oficina de Inclusão Digital realizada pelo governo, busca
atingir os envolvidos com o movimento e promover debates acerca do potencial
formador de uma consciência social por parte dos impactados através dos
programas.
faça revisão no texto antes de publicar num blog, tem virgulas em lugares errados e dois espaços entre palavras.
ResponderExcluirboa escolha