Posted by : "TC"endo ideias
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Por Marcelo Nogueira
Os estudos franceses não constituíram uma escola
propriamente dita, mas pode-se levantar os princípios de estudiosos sobre a
comunicação, que em geral, destacavam que os meios de comunicação não são tão
credíveis quanto o pensado.
Estes pesquisadores, não necessariamente da comunicação,
se debruçaram sobre a televisão e posteriormente, sobre a internet, que era
encarada como um fenômeno, e causou divergências entre estudiosos. Para alguns,
este veículo comunicacional permitia a seus usuários a descoberta de novos
caminhos, acesso a um volume ainda maior de informações. Para outros, a terra
da web é o espaço do oculto, do anonimato, esconderijo para quem utiliza essas
ferramentas. Pierre Levy, autor de “Cibercultura”, defendia a ideia de que a
internet tem uma grande importância na sociedade contemporânea, no
compartilhamento de conhecimento, a chamada inteligência coletiva. Para Levy,
esta inteligência coletiva permite a partilha da memória da percepção, da
imaginação, resultando na troca de conhecimentos, na aprendizagem coletiva.
https://www.youtube.com/watch?v=NVW5L9szFr0
Sobre a televisão, houve um estudo de Pierre Bourdieu, que, dentro de sua visão, destrinchou os bastidores da televisão. Colocando este meio como um campo de disputas econômicas, onde o que prevalece é o que dá mais audiência e, consequentemente, mais lucro, Bourdieu enxergou o produto televisivo como fruto de uma excessiva máxima capitalista, onde nada que se fazia tinha concreto valor. Além disso, apontava o veículo como forte influenciador dos consumidores, apontando o jornalista como um mediador da mensagem ideológica da empresa para qual ele trabalhava para o público. Pessimista, Pierre Bourdieu só via solução para o problema da televisão, acabando com a concorrência entre canais, pela consciência dos telespectadores de que, com uma visão crítica e consumo consciente, seria possível acabar com a má qualidade da televisão.
Os filósofos da
França não se dedicaram a entender a comunicação, mas através da interpretação
de suas pesquisas, permitiram uma nova visão sobre os meios de comunicação,
como colaboradores do crescimento individual e causador de algumas das mazelas
humanas.https://www.youtube.com/watch?v=NVW5L9szFr0
Sobre a televisão, houve um estudo de Pierre Bourdieu, que, dentro de sua visão, destrinchou os bastidores da televisão. Colocando este meio como um campo de disputas econômicas, onde o que prevalece é o que dá mais audiência e, consequentemente, mais lucro, Bourdieu enxergou o produto televisivo como fruto de uma excessiva máxima capitalista, onde nada que se fazia tinha concreto valor. Além disso, apontava o veículo como forte influenciador dos consumidores, apontando o jornalista como um mediador da mensagem ideológica da empresa para qual ele trabalhava para o público. Pessimista, Pierre Bourdieu só via solução para o problema da televisão, acabando com a concorrência entre canais, pela consciência dos telespectadores de que, com uma visão crítica e consumo consciente, seria possível acabar com a má qualidade da televisão.
https://www.youtube.com/watch?v=tTvbf1WVYFE&list=PLD016C8AA11FEE7A0
e a relação com algum objeto (programa de TV, por ex.) da atualidade?
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