Posted by : "TC"endo ideias
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Samantha Anacleto
A Educomunicação marca o fim da
divisão entre emissores e receptores . Ela possibilita que para que todos nós
possamos ser emissores na prática podemos todos ser um meio de comunicação.
Começou como um movimento de
alfabetização para compreender a realidade construída pela mídia e a maneira
pela qual a mesma sistematicamente realiza uma representação da realidade.
Agora passou a ser fato no qual os jovens fazem seus próprios vídeos,
construindo sua própria realidade, os enviam para seus blogs ou postam no
YouTube. As pessoas estão aprendendo aos
poucos a tomarem seu poder como comunicadores.
Se considerarmos que a educação é
um direito humano, então, obviamente, isso é educomunicação. Na educomunicação, o acesso à informação e a possibilidade de distribuí-la são ainda mais
relevantes que na cultura baseada na palavra impressa. Para isso os canais de informação precisam
estar disponíveis para aqueles que desejam se expressar e receber a informação.
A educação(educomunicação) é um veículo para o desenvolvimento por meio do qual o indivíduo, a
comunidade, liberta-se das ideologias que oprimem a raça humana. Ou seja, a
prática da educomunicação pode ser entendido por sistemas repressivos como uma
experiência que põe em perigo o status dos poderosos, seja na área moral, política,
econômica, ou outras .
Isto tudo se complica quando a
expressão da experiência educomunicacional está ligada com a produção de
informação e sua distribuição através da mídia e das estruturas apoiadas pelos
mesmos poderes políticos e econômicos, que podem vir a se sentir abalados pela
expressão de uma educação que eles inicialmente apoiam.
O tema da educomunicação vinculado
aos direitos humanos torna-se uma prioridade dentro do contexto educacional e
comunicativo caracterizada por novas tecnologias e formas de comunicação. Educomunicação é uma área do conhecimento que
está ligada à liberdade de conhecer, compreender e expressar-se de várias
maneiras. Assim como a alfabetização era uma prioridade da leitura e escrita, e
ainda é em muitas regiões do planeta , ultimamente, as tecnologias de
informação e comunicação têm sido a definição de novos direitos aos quais toda
a população mundial deve ter acesso.
E não podemos esquecer de que
junto aos direitos humanos relacionados à educomunicação, existe a necessidade
e o direito de ter uma formação baseada no pensamento crítico. Não basta apenas
ser comunicador, se não tiver um senso crítico para analisar a informação que recebe
e compartilha. Para que tudo isso seja possível, no entanto, é necessário que
ocorra o desenvolvimento de uma pedagogia relevante e realizável .