Posted by : "TC"endo ideias
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
A televisão, o cinema, os jornais, a rádio ou os chamados
novos media (blogs, redes sociais) chegam a um número crescente de
utilizadores. A comunicação transforma-se, acrescenta-se, conduzindo a novos problemas
e, consequentemente, diferentes exigências.
Durante muito tempo, acessíveis a poucos, os meios de
comunicação pareciam apenas exigir uma literacia básica, de forma que o
receptor conseguisse interpretar, de forma simplista, a linguagem utilizada
pelo meio. Atualmente, a concorrência, o sensacionalismo e as novas tecnologias
impõem mais e diferentes competências, problema este, agudizado quando pensamos
na desmemorização latente no discurso mediático, geradora de uma informação débil
e pouco contextualizada. Ante tal realidade, o cidadão necessita de ferramentas
para compreender, filtrar e relacionar as mensagens recebidas até porque, ao
acumular mensagens falaciosas, todas as demais serão segundo elas analisadas.
Tecnologias inovadoras de informação e novos meios de
comunicação de massas em que emergem os "weblog", os jogos de vídeo e
a web social como novas modalidades de media, ganham terreno em todos os
domínios da vida das pessoas, pressupondo um papel mais ativo dos utilizadores
dos meios de comunicação e das comunidades sociais, já que esta diversidade e
excesso de informações indiferenciadas e não hierarquizadas segundo a sua
importância, podem, inundar os menos precavidos com uma avalanche de informação
passível de representar um problema tão grave quanto a sua falta.
Por Matheus Medeiros
qual é a relação autor - objeto de pesquisa? teceu um comentário muito geral...
ResponderExcluirMatheus:
ResponderExcluirprimeiro: este texto não tem relação com o que foi pedido sobre a educomunicação.
segundo: é plagio do texto disponível em http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/download/199/195
terceiro: plágios podem ser punidos por lei, inclusive há um alundo da facom respondendo em tribunal por cópia de texto.
portanto sua nota é ZERO
e espero que não tenha mais esta "cara de pau" nos próximos trabalhos ao longo do curso porque é muito fácil detectarmos os plágios com a tecnologia digital.
E que isto sirva para todos os alunos também!